Conceitos sobre sustentabilidade

Atualizado: 18 de Mar de 2021

Nesse texto busquei alguns meios para poder explicar o principal motivo de termos começado nossa causa, batizada como, Greenlist.

O conceito de sustentabilidade. Podemos dizer que não é apenas um movimento, se enquadra como um estilo de vida, um propósito de inovar, respeitando gerações futuras, trazendo prosperidade para todos.


Já em conceitos mais técnicos definem sustentabilidade como conjunto de ações e atividades humanas que visam suprir necessidades atuais sem comprometer o futuro. Um exemplo concreto de sustentabilidade que podemos ver atualmente e vem crescendo mundialmente é a separação do lixo reciclável e lixo orgânico.


Exemplo que deve ser seguido em todo Brasil é o da cidade de Curitiba, na qual sua coleta conhecida como “lixo que não é lixo” foi destaque em um simpósio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Um projeto sustentável chamado “Câmbio Verde”, que além de incentivar a separação de resíduos e a destinação correta de recicláveis, tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados. Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Óleo vegetal e animal também podem ser trocados, a cada dois litros de óleo vale um quilo de alimento. Curitiba é considerada uma cidade modelo e denominada popularmente como cidade verde.


A sustentabilidade está relacionada a um conjunto de ideias, estratégias e atitudes consideradas ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Garante a sobrevivência dos recursos naturais do planeta, ao mesmo tempo que propõe soluções ecológicas de desenvolvimento.


O mundo vem caminhando para esse meio, os recursos já estão se esgotando, e o futuro da humanidade se torna incerto e inseguro. Os animais morrendo cada vez mais, doenças acabando com vidas de seres humanos, catástrofes naturais ocorrendo com maior frequência, e a poluição tomando conta do nosso ar e nossos oceanos.


Uma das poucas saídas que nos restam consistem na sustentabilidade, devemos seguir esse caminho. Por nós, pela natureza, e por todos os tipos de vida.